A História do Petrópolis

Presidente Getúlio Vargas por ocasião da inauguração do Petrópolis Golf Clube, cumprimentando o então Presidente do PGC, Alberdo Paiva Garcia
Ruderico Pimentel, o homem que cedeu parte de suas terras no vale do Calembe para a construção do campo de golfe e da hipica
Imagem da sede original do clube construída na década de 50

 

O Petrópolis Golf Clube, localizado no Distrito de Nogueira, distante cerca de 70 km da Capital Rio de Janeiro e 25 km do Centro Histórico da Cidade Imperial de Petrópolis, foi fundado em 1939, tendo completado 75 anos de existência.

 

À época de sua fundação, o Rio de Janeiro era a Capital Federal e a diplomacia oficial, a classe política e as famílias tradicionais, buscando o clima tropical brando, subiam a Serra dos Órgãos para longas temporadas de veraneio.

 

Em 1953 foi inaugurada a sede provisória do Clube, que contou com a presença do então Presidente da República Getúlio Dornelles Vargas, um apreciador e jogador de golfe, além de assíduo freqüentador do nosso campo.

 

Ainda hoje, nosso quadro social é composto, em sua grande maioria, por famílias da cidade do Rio de Janeiro que possuem suas casas de veraneio na região.

 

O Clube encontra-se situado em área de proteção ambiental de Petrópolis, em reserva da Mata Atlântica, que é considerada patrimônio da humanidade pela UNESCO, o que resultou no empreendimento ter se tornado uma das mais preciosas jóias ecológicas do município, além de um campo desafiador, pela sua difícil topografia, que não deixa, todavia, de ser, ao mesmo tempo, acessível a jogadores de todos os níveis.

 

Comentários recentes

22.06 | 22:22

Boa noite, eu gostaria de saber o valor das aulas de hipismo. tenho 21 anos.

...
07.07 | 23:08
Hípica Recebeu 4
18.06 | 09:49
Nosso Clube Recebeu 8